CPA – Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação

Apresentação

A avaliação é uma ferramenta de gestão que auxilia a administração a conhecer as potencialidades e as carências da instituição, subsidiando tomada de decisões, com vistas à melhoria e a manutenção da qualidade da gestão, do ensino, pesquisa e extensão.

A Avaliação Institucional foi estabelecida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Instituído pela Lei nº 10.861/2004, o Sinaes organiza-se como sistema de avaliação global, integrando três modalidades:

Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies) que estabelece como procedimentos a autoavaliação e a avaliação externa in loco; Avaliação do Desempenho dos Estudantes, realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade); Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG), com a obrigatoriedade de visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas de conhecimento.

CPA

Estabelecida pelo Sinaes, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada, que tem por atribuições a condução dos processos de avaliação internos da instituição, a sistematização e a prestação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), consideradas as diretrizes, critérios e estratégias emanadas da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A Lei estabelece, ainda, como diretriz, que a CPA terá atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.

A Avaliação Institucional proposta pela CPA/FAVENI, adota uma metodologia participativa, buscando trazer para o âmbito das discussões, as opiniões de toda a comunidade acadêmica, favorecendo a convergência dos canais de comunicação em torno dos objetivos comuns, bem como a busca compartilhada de soluções para os problemas apresentados.

O Processo de Avaliação Institucional compreende várias etapas: planejamento, sensibilização da comunidade acadêmica, aplicação dos questionários, avaliação dos relatórios, entrevistas com grupos focais, observação dos setores, consolidação do processo, elaboração dos relatórios, apresentação dos resultados a comunidade acadêmica.   São avaliadas todas as dimensões de acordo com os eixos.

Autoavaliação

Na perspectiva de atender às necessidades de regulação do Estado e institucionalizar uma prática sistemática de avaliação, a CPA realiza, periodicamente, a Autoavaliação Institucional (global e dos aspectos didático-pedagógicos), de acordo com o Sinaes, articulando regulação e avaliação educativa, de forma a possibilitar a participação dos segmentos da comunidade interna – alunos, docentes e técnicos-administrativos – e da comunidade externa – pesquisa junto aos egressos.

Por compreender que a melhor forma de se autoavaliar é através de uma avaliação participativa e global, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) envolve na sua análise todos os níveis e modalidades de ensino da FAVENI (presencial e EAD) Assim, a autoavaliação na FAVENI contempla todos os cursos de graduação e pós-graduação.

A autoavaliação é realizada por meio de aplicação de questionários eletrônicos. Conheça os instrumentos.

Avaliação Externa

Esta etapa complementa a Autoavaliação, visando definir o Perfil Institucional. Enquanto a Autoavaliação ou Avaliação Interna é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Avaliação Externa está sob a responsabilidade de uma Comissão de Avaliadores designada pelo MEC.

A visita in loco tem o objetivo de avaliar a instituição de acordo com as dez dimensões definidas no SINAES, utilizando o Instrumento de Avaliação Externa que estabelece pesos específicos para cada uma das dimensões, sendo avaliadas as ações institucionais em articulação com o PDI.

Documentos

Relato Institucional
Plano de desenvolvimento Institucional (PDI)
Regulamento da CPA do FAVENI

Cronograma
Cronograma de Trabalho da CPA

Portaria de nomeação da CPA e legislação referente

Portaria 2.051
Lei 10.861
Portaria de Nomeação CPA

Campanhas de sensibilização CPA

(28) 99923-4939
cpa@faveni.edu.br


Regulamento Institucional CPA
Relatório Cpa – 2022
Relatório Cpa – 2020
Relatório Cpa – 2019
Relatório Cpa – 2018

Rolar para cima

Pesquisar