Pós-graduação em Psicopedagogia e neuropsicopedagogia: tem diferença?

Antes de buscar a pós-graduação em psicopedagogia EaD e de neuropsicopedagogia é importante saber a diferença entre essas duas opções. 

Os dois cursos de pós-graduação EaD têm diferenças entre si e suas particularidades. Você já ouviu falar em neuropsicopedagogia e psicopedagogia? Acompanhe esse artigo e veja algumas das diferenças entre os cursos. 

Como funciona o curso de Psicopedagogia?

Tanto o curso de psicopedagogia como o de pós-graduação em psicopedagogia, têm como base teórica a pedagogia e a psicanálise, alguns teóricos e pesquisadores costumam dizer que a pedagogia é a principal base teórica do curso, pois a psicanálise é vista como uma parte da psicologia e não o estudo que engloba os conceitos gerais dela.

Por conta desses conceitos gerais, e das diversas teorias da psicologia presentes no curso, a psicopedagogia já foi  vista como parte do curso de Psicologia, assim como a psicanálise, mas atualmente está mais associada à área da educação. 

Ela visa a detectar as dificuldades e bloqueios de aprendizagem e busca desenvolver métodos para melhorá-la. Além de auxiliar em outros fatores como a evasão escolar, a superação de desafios, fracassos e a inclusão de um atendimento educacional qualificado e especializado. 

Como funciona o curso de Neuropsicopedagogia?

A Neuropsicopedagogia é uma opção de pós-graduação ead considerada interdisciplinar, pois abrange matérias e teorias de diversos outros cursos como:

  • Psicologia;
  • Pedagogia;
  • Neurociência;

E tantas outras ciências que tenham como base de estudo a mente e todos os processos cerebrais relacionados à aprendizagem, disfunções, bloqueios. 

Por que optar por uma pós-graduação em neuropsicopedagogia e psicopedagogia?

Embora tenham em comum o mesmo objetivo, auxiliar na superação das dificuldades de aprendizagem, a neuropsicopedagogia e a psicopedagogia possuem funções distintas. No caso da primeira, o neuropsicopedagogo utiliza-se de métodos, aplicação de testes que apontam para o mapeamento das áreas do cérebro ligadas à aprendizagem. 

Já o psicopedagogo tem como função, no processo de aprendizagem, auxiliar o paciente com a ajuda de métodos que facilitem a aprendizagem, mas não utiliza de teorias e testes. 

Optar por uma pós-graduação nessas áreas é vantajoso, pois tanto a pós-graduação em neuropsicopedagogia como a psicopedagogia, tem como base várias disciplinas interdisciplinares. Aos que buscam uma pós-graduação em psicologia EAD, essas também são algumas alternativas. 

Por que escolher a pós-graduação ead?

A pós-graduação a distância permite que você estude sem ter que sair de casa, ou até mesmo que você estude onde estiver, sem a necessidade de ir até a instituição de ensino. Algumas das vantagens em optar por esse modelo de ensino são:

  • Flexibilidade para estudar; 
  • Aprendizagem e experiência com as plataformas digitais;
  • Maior autonomia para estudar. 


Conseguir conciliar as tarefas cotidianas nem sempre é fácil, ainda mais quando há uma rotina de estudos como o da pós-graduação online. Por isso, optar por esse modelo de ensino é tão vantajoso para quem busca uma qualificação, mas também pretende conciliar os estudos com o dia a dia. 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar