Dúvidas – FAQ/Graduação EAD

Aqui estão as principais dúvidas relativas a Graduação EAD :

Protocolos de Atendimento

É o meio oficial de contato com a Instituição. Após a abertura de um Protocolo de Atendimento no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o aluno receberá o retorno dentro de 7 (sete) dias úteis.

Para encontrar as disciplinas correspondentes ao semestre atual do seu curso, vá para a página inicial da plataforma e clique em “Disciplinas”. Dependendo do número de disciplinas, pode ser necessário navegar por várias páginas; para fazê-lo, clique em “Página 2” ou nas setas de navegação.

Para começar a estudar, selecione a disciplina desejada e clique em “Iniciar disciplina”. Isso levará o aluno a uma página onde poderá encontrar as aulas disponíveis, que aparecem em uma aba no lado esquerdo da tela.

Para acessar o conteúdo de cada aula, clique no ícone “+” para expandi-lo e no ícone “-” para minimizá-lo. Quando selecionar um conteúdo, como uma apostila, artigo, questionário ou campo de envio de portfólio, ele aparecerá à direita da tela para ser visualizado.

Para iniciar um questionário, é necessário selecioná-lo, ler as instruções e clicar em “Confirmar início” quando estiver pronto. Por fim, lembre-se de que as disciplinas são desbloqueadas automaticamente após a confirmação do pagamento da primeira mensalidade.

O aluno precisa concluir uma série de atividades para cada disciplina no prazo de 6 (seis) meses de estudos. Essas atividades incluem a realização de 8 (oito) questionários online, 1 (um) questionário do ENADE e uma avaliação presencial no polo.

As notas para cada disciplina são distribuídas em um total de 100 (cem) pontos, e a média necessária para aprovação é de 70 (setenta) pontos. As notas são distribuídas da seguinte forma:

• Um questionário do ENADE com valor de 20 (vinte) pontos.

• Oito questionários avaliativos, cada um com valor de 5 (cinco) pontos, totalizando 40 (quarenta) pontos.

• Uma avaliação presencial para cada disciplina com 20 (vinte) questões, totalizando 40 (quarenta) pontos.

As avaliações presenciais devem ser agendadas a partir do terceiro mês do período vigente e devem ser realizadas presencialmente no polo. Para agendar a avaliação, o aluno deve entrar em contato com o polo ao qual sua matrícula está vinculada.

Se o aluno precisar de informações sobre o polo, ele pode abrir um Protocolo de Atendimento ao setor “Expansão Suporte” para solicitar as informações e verificação da ativação de um polo próximo à sua cidade.

Os resultados das avaliações serão disponibilizados no campo DISCIPLINAS > RESULTADOS, e o aluno pode verificar suas notas no campo ACADÊMICO > NOTAS.

A avaliação final é uma oportunidade de recuperação de notas para os alunos que não obtiveram média suficiente para aprovação (70 pontos). Ela deve ser realizada presencialmente no polo, após a conclusão de todas as outras avaliações e somente se for necessário.

Para agendar a avaliação, é preciso entrar em contato com o polo ao qual a matrícula está vinculada.

O curso é dividido em períodos de seis meses e é importante que o aluno conclua todas as atividades, inclusive aquelas que precisam ser enviadas para correção, até o quinto mês de curso. É fundamental que o aluno se mantenha atento ao prazo de conclusão das atividades para evitar contratempos e garantir um bom aproveitamento do curso.

Para iniciar o Estágio supervisionado obrigatório, o aluno deverá comparecer à escola ou Instituição escolhida, de acordo com sua graduação, portando a Carta de Apresentação que está disponível na disciplina “Estágio Obrigatório”. A escolha da Instituição e a negociação das condições do Estágio são de responsabilidade do aluno.

Ao chegar, deve se identificar como aluno do curso e estagiário em potencial. Durante essa visita, será possível combinar o horário e outras informações necessárias para a realização do estágio, que variam de acordo com cada Instituição ou escola.

Após o acerto desses detalhes, o aluno deve coletar as informações da Instituição, como Razão Social, CNPJ e responsável legal, seguindo as orientações do manual, também disponível na disciplina “Estágio Obrigatório”. Com esses dados em mãos, o aluno deve imprimir e preencher os termos de convênio e compromisso, que estão disponíveis como anexo na disciplina de “Estágio Obrigatório”.

As Atividades Acadêmicas Complementares devem ser entregues no 8º período do curso, quando a disciplina “ACG” estiver disponível.

O manual de Atividades Complementares está disponível no Ambiente

Virtual de Aprendizagem (AVA), na seção SECRETARIA > GUIA INFORMATIVO > MANUAL DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES.

Para que as atividades complementares sejam aceitas, o aluno deverá ter sido aprovado em todas as disciplinas (exceto estágio e TCC) e ter entregue todos os documentos necessários.

Lembrando que serão aceitos apenas certificados ou declarações com datas dentro do período do curso e com carga horária mínima de 5 horas.

Existem várias atividades que podem ser realizadas para conseguir as horas necessárias para as atividades complementares. Algumas empresas, como Sebrae, Sesc e outras, oferecem cursos online de capacitação com certificado.

Além disso, há outras opções, como participação em atividades culturais, que podem ser encontradas até mesmo em cidades pequenas, mediante solicitação de declaração de participação (Item VI). A leitura também pode ser utilizada (Item XI), e é possível prestar monitoria em uma escola (Item XII). Cursos extracurriculares, incluindo cursos de capacitação e pós-graduação, também são válidos (Item X).

É importante destacar que existem diversos sites que oferecem cursos gratuitos online, como a Fundação Bradesco, Fundação Getúlio Vargas, Veduca, Saberes (Senado Federal), SENAR, CIEE, SEBRAE, entre outros.

Para promover uma formação mais completa e aprimorar as habilidades dos alunos dos cursos de licenciatura, será oferecida a disciplina prática a cada semestre. Durante as aulas, os alunos serão orientados a realizar atividades que permitam a aplicação do conteúdo aprendido, o desenvolvimento de competências e a aquisição de experiência prática.

As atividades propostas serão avaliadas e pontuadas, sendo que cada aula terá uma pontuação específica. A Aula 03 (três) terá peso de 30 (trinta) pontos, a Aula 06 terá peso de 30 (trinta) pontos e a Aula 08 (oito) terá peso de 40 (quarenta) pontos.

Essa avaliação visa valorizar a dedicação e o esforço dos alunos na realização das atividades, além de incentivar o aprendizado contínuo e a busca por melhores resultados.

Para solicitar o Material Impresso, o aluno deverá acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e abrir um Protocolo de Atendimento para o setor “Material Didático”.

Após a solicitação, será gerado um boleto no valor de R $900,00 (novecentos reais) + taxa de envio (Correios. O valor pode ser parcelado em até 3x no cartão de crédito ou em 2x no boleto. Assim que o pagamento for confirmado, o aluno receberá um código de rastreamento para acompanhar o envio do Material Didático.

O prazo de liberação do boleto é de até 7 (sete) dias úteis, e o prazo para confecção e envio do Material Didático são de mais 07 dias úteis.

Vale ressaltar que o material didático online é disponibilizado de forma gratuita no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O material didático impresso será enviado de acordo com o período escolhido pelo aluno.

A sua documentação pessoal e acadêmica é de envio obrigatório e o encaminhamento é feito exclusivamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), acessando a seção “Documentos” e em seguida “Envio de Documentos”.

Para garantir o envio correto dos seus documentos, é necessário que cada arquivo esteja anexado em seu campo específico, em formato exclusivamente PDF. Caso um documento possua mais de uma página, é necessário juntá-las em um único arquivo. Caso haja dúvidas em relação ao uso do PDF, existem ótimas dicas disponíveis no Google e no Youtube para auxiliar.

Os documentos exigidos são:

GRADUAÇÃO (BACHAREL, LICENCIATURA E TECNÓLOGO)
• Foto 3×4
• RG (não aceita CNH)
• CPF
• Título de eleitor
• Comprovante de residência
• Certidão de Nascimento ou Casamento
• Certificado de reservista (para homens)
• Histórico de conclusão do ensino médio (autenticado em Cartório)
• Certificado de conclusão do ensino médio (autenticado em Cartório)
• RG e CPF do representante legal – caso o aluno seja menor
• Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado*
• Requerimento de matrícula*
*Modelo disponível para download no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

A Instituição oferece a possibilidade de eliminar ou convalidar disciplinas nos cursos de Graduação. Esse atendimento é feito exclusivamente através de Protocolo de

Atendimento no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o setor “Convalidação”.

Utilize a opção “Enviar Arquivos” para encaminhar o Diploma de Conclusão de Curso e o Histórico de Conclusão de Curso da Graduação concluída anteriormente. O prazo para retorno da análise é de até 15 dias úteis.

É válido lembrar, que essa solicitação deve ser realizada no máximo 30 dias após a data da matrícula.

Maiores informações quanto à convalidação de disciplinas estão disponíveis nesse Link abaixo:

https://unifaveni.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2022/05/REGULAMENTO-CONVALIDACAO-ATUALIZACAO.pdf.

O aluno mesmo pode emitir a Declaração de Cursando através do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), acessando a opção “Documentos/Emissão de Documentos”.

Para que a mesma seja emitida, o aluno deve ter encaminhado toda a documentação pessoal e acadêmica exigida no ato da matrícula.

É possível ter acesso a Ementa do Curso, de forma individual (por disciplina) ou completa (contendo todas as disciplinas do curso). A solicitação deverá ser realizada através de um Protocolo de Atendimento no do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o setor de “Secretaria”.

Esse pedido está disponível desde que não haja pendências financeiras e acadêmicas. Não há custo adicional para esta solicitação.
O prazo para confecção da(s) Ementa(s) é de até 7 (sete) dias úteis.

Ao término do curso, o Histórico de Conclusão de Curso é disponibilizado gratuitamente junto com o Diploma de Conclusão de Curso.

O Histórico Parcial pode ser solicitado por meio de um Protocolo de Atendimento ao setor de “Declaração” através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esse pedido está disponível desde que não haja pendências financeiras e acadêmicas. Não há custo adicional para esta solicitação.

O prazo para confecção do Histórico Parcial é de até 7 (sete) dias úteis.

O material interativo é uma ferramenta que possui o mesmo conteúdo da apostila em formato PDF, mas seu objetivo é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado mais interativa e dinâmica. As atividades incluídas no material não são avaliativas, mas são projetadas para ajudar na aprendizagem e na memorização do conteúdo. Em vez de simplesmente ler o material, os alunos podem se envolver mais ativamente no processo de aprendizado por meio de atividades práticas e interativas.

Para entrar em contato com os tutores para atendimento, existem diversas opções disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O aluno poderá utilizar o chat online ou o campo de Protocolo de Atendimento para se comunicar diretamente com os tutores. Além disso, o aluno também pode entrar em contato por meio do número 0800 590 5000.

É importante lembrar que os tutores estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 21:45, e aos sábados, das 08:00 às 18:00. Utilize esses canais para obter suporte e tirar dúvidas sobre o curso.

Para solicitar a Troca de Curso, é necessário abrir um Protocolo de Atendimento de atendimento no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), selecionando o setor “Secretaria” e opção “Troca de Curso“.

Recomenda-se que o aluno informe a nomenclatura do curso em que está matriculado e a do curso desejado, assim como sua carga horária, para agilizar o atendimento.

Esse pedido está disponível somente uma vez e desde que não haja pendências financeiras e acadêmicas. Não há custo adicional para esta solicitação.

O prazo para Troca de Curso é de até 7 (sete) dias úteis.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência obrigatória para a conclusão do curso e deve ser submetido para correção com 30 dias de antecedência ao término do curso.

O formato aceito é DOC ou DOC.X (Word), e a submissão deve ser feita por meio do campo de envio disponível na disciplina “TCC”. Um manual com todas as orientações necessárias para a realização do trabalho está disponível na disciplina.

A faculdade tem um prazo de 30 dias para corrigir o trabalho, portanto é importante que não haja pendências na submissão do TCC, conforme especificado na 11º cláusula do contrato.

O TCC pode ser um artigo ou uma monografia, e a metodologia de pesquisa pode ser uma revisão bibliográfica ou uma pesquisa de campo quantitativo e/ou qualitativo.

A escolha do tema é livre para os alunos, desde que esteja em consonância com a área do curso. Caso necessite, é possível solicitar sugestões através de Protocolo de Atendimento ao setor TCC. O texto deve ser composto pelos elementos necessários para artigos científicos ou monografias.

Para os artigos científicos, o trabalho deverá conter capa, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. O trabalho deve ter no mínimo 8 e máximo 16 páginas, considerando do resumo até a conclusão.

Para as monografias, devem ser incluídos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais conforme descritos no modelo, e ter um mínimo de 35 páginas.

Para obter o Diploma de Conclusão do Curso, é necessário que o aluno cumpra todos os requisitos estabelecidos pela Instituição, incluindo a resolução de quaisquer pendências pendentes nos setores de “Documentação” e “Central de Relacionamento”. O aluno também deverá ter cumprido o tempo mínimo de curso e ter sido aprovado em todas as avaliações, incluindo o TCC, o Estágio e as Atividades Complementares.

Após atender a todos os requisitos, o aluno deverá enviar um Protocolo de Atendimento ao setor de “Central de Registros – Graduação” para solicitar a emissão do Diploma de Conclusão de Curso. O mesmo será emitido no prazo de 30 (trinta) a 120 (cento e vinte) dias após deferimento da solicitação.

Para garantir que todo o processo de obtenção do Diploma de Conclusão de Curso seja bem-sucedido, é importante que o aluno verifique regularmente o status de suas pendências e mantenha contato com a Instituição para obter orientações adicionais, se necessário.

Para solicitar o Trancamento do Curso, é necessário abrir um Protocolo de Atendimento ao setor “Secretaria” através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Esse pedido está disponível desde que não haja pendências financeiras e acadêmicas. Não há custo adicional para esta solicitação.

O Protocolo de Atendimento será respondido em até 7 (sete) dias úteis, e as mensalidades serão canceladas a partir da data da solicitação do aluno.

É importante ressaltar que o aluno terá um prazo máximo de 90 (noventa) dias para retornar ao curso. Caso contrário, o curso será automaticamente cancelado por desistência.

Para solicitar o Cancelamento do Curso, o aluno deverá abrir um Protocolo de Atendimento através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e selecionar o setor “Cancelamento de Curso”.

Após a abertura do Protocolo de Atendimento, o aluno receberá uma resposta em até 15 (quinze) dias úteis e será contatado por telefone para confirmar a solicitação.

As mensalidades serão canceladas a partir da data de solicitação do aluno.

Rolar para cima

Pesquisar