O que são cursos de capacitação?

O que são cursos de capacitação?

Desde que a pandemia da COVID-19 se instaurou no Brasil, as instituições de ensino superior tiveram que se adaptar para conseguirem oferecer os cursos de graduação e pós-graduação de forma remota, ou seja, através do ensino a distância.

Assim, diferentes cursos de pós-graduação online surgem como alternativas para aqueles que não quiseram deixar de estudar durante o período de isolamento social, como cursos na área da educação e pedagogia, assim como cursos de pós-graduação em saúde EAD.

Assim como os cursos de pós-graduação, os cursos de capacitação aparecem como soluções para os que desejam estudar em casa. Saiba o que são cursos de capacitação e conheça alguns deles.

O que são?

Profissionais que desejam se aprimorar em suas áreas de atuação acabam recorrendo aos cursos de pós-graduação ead, de modo a se especializarem em determinados assuntos e adquirem mais conhecimento técnico e prático. Em um cenário no qual o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, ter um curso de pós-graduação no currículo é um diferencial.

Assim como os de pós-graduação, os cursos de capacitação são outra oportunidade para que os profissionais possam ampliar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades profissionais. Em sua maioria, são ministrados na modalidade de ensino a distância e possuem durações menores, sem necessidade de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Ou seja, se o seu desejo é ter um curso com reconhecimento do MEC em seu currículo, o mais recomendado é procurar por um curso de pós-graduação. Se a sua área for a da educação, por exemplo, procure por um curso de pós-graduação em educação EAD e se especialize ainda mais,

Capacitação não é pós-graduação

Como dito anteriormente, os cursos de capacitação não recebem o reconhecimento do MEC, ou seja, não possuem o mesmo peso do que os cursos de pós-graduação realizados em instituições de ensino superior. Ambos contam com a semelhança de capacitarem os profissionais em suas áreas de atuação, mas os de pós-graduação recebem o reconhecimento do Ministério da Educação.

Conhecidos como cursos de extensão ou de atualização, os cursos de capacitação são voltados para o lado prático do mercado de trabalho, com o foco no aprimoramento das habilidades técnicas de cada profissional. Além disso, como dito anteriormente, a duração dos cursos de capacitação é menor que as dos cursos de pós-graduação, com carga horária mínima de 360 horas.

Faça cursos de pós-graduação e de capacitação

Assim, sabendo o que são esses cursos e quais são suas características específicas, é possível ter um entendimento melhor sobre o que cada um deles pode oferecer. Se estiver querendo estudar em um assunto específico em um curto espaço de tempo, procure pelos cursos de capacitação. Mas se estiver a fim de incluir um reconhecimento no seu currículo, faça um curso de pós-graduação.

As instituições de ensino superior oferecem uma grande variedade de cursos de pós-graduação na modalidade de ensino a distância. Seja das áreas de saúde, educação, psicologia ou direito, procure por faculdades de qualidade. Faça um curso de pós-graduação em marketing EAD ou de qualquer área que desejar e adquira mais conhecimento técnico e profissional.

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar