Libras: a Língua de Sinais do Brasil: Conheça razões para se especializar

A língua de sinais é um idioma visual baseado nos movimentos das mãos, expressões faciais e corporais. É uma forma de comunicação que se desenvolve e ocorre em comunidades surdas e mudas. Atualmente, existem diferentes formas de buscar especializações em libras, uma delas é a pós-graduação EaD.  

A pós-graduação em libras EaD é uma alternativa para quem procura se especializar na área e por isso trouxemos algumas das características da língua de sinais e quais as razões para buscar uma especialização. 

Características da língua de sinais

Algumas das características da língua de sinais são:

  • É uma linguagem visual;
  • Não se utiliza o canal oral como linguagem principal;
  • Possui características morfológicas, fonológicas e sintáticas, como em outras linguagens;
  • Exploram a visão com maior amplitude.

Esse tipo de linguagem é bem estruturada e complexa. Existem diversos pontos positivos que farão você querer se especializar nessa área. 

Por que buscar uma especialização em libras?

Muitas pessoas acreditam que só é necessário aprender essa linguagem em casos de surdez ou quando existem casos assim na família. Mas aprender libras pode permitir que seja possível ajudar outras pessoas nessas mesmas condições. 

Assim como uma pós-graduação em educação especial EaD, entre outras áreas, a pós-graduação em libras EaD é uma forma de buscar uma qualificação na área e melhorar o processo de inclusão para as pessoas desta comunidade. 

O que preciso saber sobre a pós-graduação em libras ead?

A pós-graduação em libras à distância costuma ter em média um ano de duração. Além disso, esse curso busca capacitar profissionais que visam melhorar o ambiente de trabalho, tornando-o mais inclusivo para pessoas com surdez. 

Nesse curso, você poderá contar com conteúdos teóricos e práticos, com disciplinas como:

  • Linguística e língua de sinais;
  • História e Cultura Surda;
  • Educação Bilíngue;
  • Prática de Tradução e Interpretação de Libras.

Dependendo da instituição em que você for cursar, as disciplinas podem variar um pouco, principalmente em relação às nomenclaturas. Porém, os assuntos e as temáticas abordadas em aula serão os mesmos. 

Quem pode fazer uma pós-graduação em libras ead?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que procuram esse curso de pós-graduação online e a resposta é que qualquer pessoa com graduação completa pode fazer a pós em libras. Isso acontece porque é um curso que beneficia todos os setores da sociedade, ou seja, todos eles necessitam deste serviço. 

Aproveite para se matricular na Faveni e aproveitar os benefícios que uma pós-graduação em libras pode oferecer. Conte conosco!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar