A disciplina Corporeidade, Ludicidade e Educação é realizada todos os anos com os alunos do 5º período do curso de Pedagogia da Faculdade FAVENI. Muito prática, tendo em vista a necessidade de se mostrar aos alunos como o corpo, o lúdico e a educação estão intimamente ligados. Neste primeiro semestre de 2020, devido à pandemia do COVID19, teve que se adaptar a uma nova modalidade de ensino. O ensino remoto.

O primeiro momento da disciplina, nessa nova modalidade de ensino, se deu a partir da segunda quinzena de março e em abril, e esteve relacionado com toda a sua parte teórica.

A partir do mês de maio então deveria ter início a parte prática, pois esta tem que ser trabalhada com os alunos do curso de Pedagogia para que eles percebam a complexidade das atividades e sua importância no crescimento cognitivo, motor, social e emocional das crianças nas escolas.

A solução encontrada para a realização desse trabalho foi de executá-lo em casa, com os membros da família que aceitassem fazer parte desse novo desafio. O resultado simplesmente foi maravilhoso. Pais, mães, filhos, tios, sobrinhos se uniram aos alunos e realizaram as atividades da melhor maneira que conseguiam. Cada um com suas limitações e experiências.

Todos os alunos que realizaram as atividades foram unânimes em dizer quanto a família gostou da experiência, quanto eles se sentiram companheiros ao auxiliar e também como foi grande o aprendizado, pois o corpo reage em adultos e crianças de maneira diferente com relação às propostas, mas não só isso, como o trabalho com o corpo, feito desde a escola (ao trabalhar coordenação motora, lateralidade, entre outros) e a sua constância traz também resultados diferentes.

Pode-se dizer que a tarefa foi extremamente gratificante para a faculdade, para os alunos e para a família e mais. Como foi importante perceber que, mesmo em meio a tantas questões relativas à pandemia, os alunos do 5º período de Pedagogia da Faculdade FAVENI estão totalmente empenhados em fazer desse um grande momento de aprendizagem.

midia