Áreas de atuação de um psicólogo

Você sabia que a psicologia é uma área com diversas opções de atuação?

Por ser uma profissão em constante aperfeiçoamento e aprimoramento, a Psicologia exige que os profissionais se adequem às demandas contemporâneas.

Uma das melhores formas de se adaptar às novas tendências de uma profissão é através de uma pós-graduação. No caso de um psicólogo, um curso de pós-graduação em Psicologia EAD aparece como a melhor alternativa.

Conheça algumas das principais áreas de atuação da Psicologia e suas principais características.

Quais são as áreas de atuação da Psicologia?

Como dito anteriormente, os psicólogos precisam estar em constante aprimoramento de suas capacidades técnicas, para que possam se adequar às demandas contemporâneas.

No caso, a Psicologia exige que os profissionais sejam focados na saúde mental das pessoas, assim como em suas relações interpessoais nos mais variados contextos, como sociais, familiares, colaborativos, entre outros.

As principais áreas de atuação da Psicologia são:

• Psicologia Ambiental;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia Comunitária;
  • Psicologia do Esporte;
  • Psicologia Educacional e Escolar;
  • Psicologia Institucional;
  • Psicologia Jurídica;
  • Psicologia da Saúde.

Se você deseja se especializar em alguma dessas áreas, não deixe de fazer um curso de pós-graduação online. A Psicologia oferece uma série de opções de especialização diferentes, até para os profissionais da Educação.

No caso de profissionais como professores e pedagogos, um curso de pós-graduação em Psicopedagogia EAD aparece como a melhor opção.

Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é a mais comum entre todas as áreas de atuação de um psicólogo. O foco dela é reduzir o sofrimento de um indivíduo por meio de intervenções, considerando toda a complexidade e subjetividade do ser humano.

No caso, essas intervenções clínicas podem ocorrer em diferentes níveis, como individual, institucional, grupal e social. Elas implicam em uma variedade de dispositivos clínicos já consagrados, principalmente os terapêuticos.

Psicologia Comunitária

Como o próprio nome diz, o foco dessa área da psicologia é comunitário. No caso, as atividades desenvolvidas pelos psicólogos comunitários envolvem muitos âmbitos, como comunicação social, educação, lazer, meio-ambiente, segurança, entre outros.

Os psicólogos dessa área realizam pesquisas e supervisão sobre diferentes temas pertinentes à relação dos indivíduos com a sociedade, promovendo a construção de proposições que ofereçam melhorias para a comunidade.

Um curso de pós-graduação em Ciências Sociais EAD pode ser uma das melhores maneiras dos psicólogos se especializarem e aprimorarem seus conhecimentos acerca da Psicologia Comunitária.

Psicologia Educacional e Escolar

A área educacional engloba uma série de oportunidades para os profissionais que desejam atuar nesse ramo.

No caso dos psicólogos, a atuação nessa área acontece através de diagnósticos, pesquisas e intervenções preventivas ou corretivas, que podem ser feitas em grupo ou individualmente.

Além do curso de Psicopedagogia, mencionado anteriormente, um curso de pós-graduação em Pedagogia EAD pode ser uma ótima alternativa para quem deseja se especializar na área educacional.

Psicologia Jurídica

Os psicólogos dessa área atuam no âmbito da Justiça, colaborando com a execução e o planejamento de diferentes políticas de cidadania, direitos humanos, entre outros.

Nesse contexto, os psicólogos ficam responsáveis por avaliar as condições emocionais e intelectuais dos indivíduos em conexão com processos jurídicos, aplicando diferentes técnicas e métodos psicológicos.

Um curso de pós-graduação em Direito EAD é uma ótima alternativa para pessoas formadas em direito que desejam se especializar no segmento. Porém, pode vir a ser bem útil para os profissionais da Psicologia Jurídica.

Psicologia da Saúde

Você sabia, que assim como médicos e enfermeiros, os psicólogos possuem um papel fundamental nos hospitais e na área da saúde?

Em muitos casos, os pacientes que sofrem com doenças graves precisam de apoio e acompanhamento psicológico, para que possam aprender a lidar com suas enfermidades.

Nesse cenário, os psicólogos aparecem como profissionais essenciais, já que ficam responsáveis por fortalecer os pacientes física e mentalmente. O mesmo vale para os familiares das pessoas com doenças, que costumam sofrer muito durante esses períodos.

Se especialize em Psicologia na Faveni!

Se você deseja incrementar o seu currículo profissional e adquirir mais conhecimentos técnicos sobre sua área de atuação, por que não fazer um curso de pós-graduação à distância aqui na Faveni?

Como você pode ter visto, existem muitas áreas de atuação diferentes dentro do ramo da Psicologia. Você pode adquirir especializações em muitas delas através dos cursos de pós-graduação EAD.

Além dos cursos da área da Psicologia, oferecemos diferentes opções em outras áreas profissionais, como Segurança do Trabalho, Negócios, Humanidades, Engenharia, entre outros.

Na hora que quiser começar um curso de pós-graduação EAD de qualquer lugar, não deixe de contar com a Faveni!