ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SE REINVENTAM NO EAD

Quem foi que disse que estudar a distância afasta as pessoas? No curso de Pedagogia da FAVENI, professores e alunos estão tornando as aulas mais dinâmicas e participativas. As aulas acontecem em salas virtuais, utilizando os aplicativos Hangouts, Skype e WhatsApp. “A participação do grupo está sendo ótima, inclusive daqueles que nem participavam tanto em sala de aula”, comenta a professora Elis Regina Falqueto.

Na aula de Didática o dia 25 de março, ministrado pela Professora Elis, os alunos tiveram um texto para ler e algumas questões para reflexão, enviados anteriormente. Durante a aula o texto foi discutido, e as questões respondidas por eles foram apresentadas. Como alguns alunos não puderam participar, a professora gravou a aula e enviou posteriormente para o grupo.

Ao final de cada aula o processo é avaliado, caso exista a necessidade de modificações, a professora toma nota e já faz os ajustes sugeridos para a próxima aula.

A professora Elis relata sua experiência como muito bacana e produtiva. “Precisamos estar em mobilidade, afinal educação se constrói assim, com flexibilidade e compromisso com a aprendizagem de nossos alunos. Também estamos tendo bastante suporte da instituição, isso tem feito toda diferença para professores e alunos.”

Com a Professora Bárbara Elisa Premoli não é diferente. Ela leciona a disciplina de Currículos Educacionais e relata que procura possibilitar aos alunos o mesmo sentimento de aprendizado que eles têm de quando estamos estudando presencialmente.

“Gosto de ver o rosto de cada um antes de iniciar a aula, mesmo que rapidamente (pelo Skype), para que todos possam confortar a saudade.”, diz a professora.

A professora optou pelas ferramentas do Skype juntamente com o WhatsApp, por ser uma ferramente leve, que todos tem facilidade de acessar.

“Os alunos gostam de ações dinâmicas durante a aula.  Crio um fórum de debates sobre o conteúdo ministrado na disciplina de Currículos Educacionais. Focamos em subtemas do artigo para facilitar a compreensão a distância, crio mapas conceituais destes. Registro fotos, faço vídeos, tudo para ficar o mais claro e educativo para os alunos.”

Assim, alunos e professores, mesmo diante das adversidades que os privou do convívio de sala de aula, se reinventam e criam alternativas para tornar esse momento mais leve, dinâmico e agradável, sem prejuízo algum no aprendizado.