20 de março – Dia mundial da Saúde bucal

No dia 20 de março celebramos o Dia Mundial da Saúde Bucal. Este dia tão importante para a saúde foi instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI), juntamente com várias entidades do mundo que representam a Odontologia, para o combate aos altos índices de cárie.

Estudos apontam que até 90% das crianças em idade escolar, dependendo da região, podem sofrer de cárie. Sabemos que a saúde começa pela boca; precisamos entender que a cárie é uma doença infecciosa, sendo considerada a doença mais comum entre os seres humanos e precisa ser controlada. O controle depende de uma correta higienização dos dentes e da gengiva, sempre que nos alimentarmos.

Depois dos intestinos, a boca é a cavidade com o maior número de bactérias no corpo humano. As condições péssimas da boca comprometem a saúde do corpo. Algumas doenças da boca podem agravar e comprometer o prognóstico de outras patologias pré-existentes como leucemia, diabetes, endocardite, doenças autoimunes, anemias entre outras.

O câncer de boca também não deve ser esquecido devido a sua alta prevalência na população, afinal ele é um dos tipos mais comuns cânceres. Segundo a cirurgiã dentista Drª Maria clara H. Entringer, se o câncer for diagnosticado no início, o paciente tem grandes chances de cura, sem deixar sequelas. Segundo ela as causas são multifatoriais, dentre as principais estão o tabagismo, abuso de álcool, hábitos alimentares ruins, má higiene bucal, traumatismos na boca e ou gengivas, entre outros.

Portanto, diante de sinais e sintomas que possam indicar um tumor bucal, fique atento a:

  • Feridas na boca que não cicatrizam;
  • Dor na boca que não desaparece;
  • Caroço ou inchaço na bochecha;
  • Mancha branca ou vermelha nas gengivas, língua, amígdalas ou mucosa da boca;
  • Feridas na garganta ou sensação de ter algo preso na garganta.

Diante da identificação de quaisquer destes sinais e sintomas descritos, busque a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou um profissional de sua confiança para uma avaliação.

Vale ressaltar que a atuação dos profissionais de enfermagem permeia todas as áreas na rede de atenção primária. As práticas preventivas a doenças relacionadas à saúde bucal são de fundamental importância, e a participação do enfermeiro pode impactar positivamente neste cenário. Esses profissionais podem atuar não apenas na educação em saúde, mas também na avaliação de riscos e no exame físico desses pacientes durante seu atendimento, e a partir dai encaminhá-los para avaliação especializada.

Eliana Aparecida Henrique Steins

Coord. Adjunta do curso de Enfermagem- FAVENI

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar