Quais são as principais diferenças entre educação especial e inclusiva?

Quais são as principais diferenças entre educação especial e inclusiva

Desde criança, a educação é extremamente importante e fundamental para o desenvolvimento das sociedades. Dessa forma, os profissionais da área devem sempre estar atualizados e especializados, por meio de uma pós-graduação em educação EAD e de outros cursos.

Na atualidade, é possível encontrar diversos termos relacionados ao assunto, o que pode ocasionar diversas dúvidas até mesmo entre os profissionais especializados em pós-graduação em educação EAD.

Já ouviu falar sobre Educação Inclusiva e Especial, mas não conhece suas diferenças? Confira a seguir e entenda mais:

O que é Educação Inclusiva?

A Inclusiva se refere ao processo educativo por meio de um processo social, em que todas as crianças que possuem deficiências ou dificuldades relacionadas à aprendizagem, possuem os mesmos direitos de escolarização e aprendizagem como as outras crianças.

Nesse sentido, ela tem como objetivo oferecer um ensino que reconhece e valoriza a diversidade.

O que é Educação Especial?

A Especial, por sua vez, tem o objetivo é desenvolver as habilidades de crianças com deficiência, abrangendo os níveis e graus do sistema educacional. Sendo assim, o ensino é voltado diretamente para alunos que possuem deficiência.

Por isso, a realização de uma pós-graduação em educação especial EAD é essencial para os profissionais que desejam atuar na área.

Qual é a diferença entre Educação Especial e Inclusiva?

A especial refere-se ao ensino diretamente voltado para as crianças com deficiência. Enquanto a inclusiva possui como principal objetivo oferecer oportunidades de ensino para que as crianças com e sem deficiência aprendam em conjunto.

Nesse sentido, para os profissionais que atuam em qualquer uma dessas duas áreas, é importante a realização de uma pós-graduação em educação especial EAD ou em cursos relacionados.

Conte com a Faveni!

Gostou de conhecer mais sobre duas diferentes áreas de atuação? Conte com a Faveni para realizar sua pós-graduação em educação infantil EAD, pós-graduação em pedagogia EAD ou outros cursos de especialização.

Aqui você encontra uma enorme variedade de cursos. Dessa forma, pode escolher o ideal para desenvolver suas habilidades profissionais e aprender tudo o que precisa, para preparar-se para o mercado de trabalho. A sua carreira na profissão dos seus sonhos começa aqui, conte conosco!