Pós-Graduação EAD Libras

Pós-Graduação EAD Libras

Tipo de Curso
Carga Horária
Nenhum curso encontrado =/

A Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, é o conjunto de expressões gestuais, corporais e faciais usado na comunicação de pessoas surdas. A Faveni oferece cursos de pós-graduação ead em libras com reconhecimento do MEC.

Por que fazer pós em libras?
O Brasil possui cerca de 10 milhões de pessoas surdas, de acordo com o IBGE. Esse grupo precisa do apoio de profissionais especializados em libras para que sejam incluídos na sociedade, principalmente em escolas e universidades. Portanto, a pós-graduação em libras à distância contribui para uma sociedade mais inclusiva.

Além disso, a especialização em libras é considerado um diferencial. Como várias empresas, escolas e outras instituições estão preocupadas com a comunicação de pessoas surdas, surgem mais oportunidades de trabalhos para pessoas que dominam a língua.
Pós-graduação ead em letras e libras
Aprender a Língua Brasileira de Sinais torna o raciocínio mais rápido, uma vez que treina a capacidade de captar as informações gestuais e visuais. Eliminar barreiras de comunicação, permitindo o diálogo com pessoas deficientes é a principal vantagem de quem aprende a língua dos surdos.

O curso de pós-graduação ead em letras e libras tem o objetivo de capacitar o professor a atuar em letras e libras. Para isso, é estudado a importância do intérprete de libras, legislação e política para surdos, entre outros pontos.
Pós-graduação ead em ensino de braille e libras
Voltado para professores, profissionais da educação e saúde, o curso de pós-graduação ead em ensino de braille e libras visa apresentar ferramentas para que as pessoas possam trabalhar com a educação de alunos com deficiência. Assim, é possível ter uma comunicação com todos os alunos.

O estudo é baseado em disciplinas como a inclusão de alunos com deficiência visual, deficiência auditiva e surdez, comunicação alternativa, sistema braille e libras.
Mercado de trabalho
Pessoas que fizeram graduação ou pós-graduação ead em libras tem a possibilidade de atuar em diversas áreas. O setor que possui a maior demanda desses profissionais é a educação, uma vez que os professores devem estar preparados para se comunicar com todos.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência determina que todas as escolas públicas e privadas de Educação Básica precisam ter condições para que o aluno com deficiência auditiva consiga acompanhar as aulas.

Libras passou a ser uma disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e fonoaudiólogos, seguindo o Art.3º do decreto nº 5.626. No entanto, professores com pós em libras se destacam por ter mais conhecimento, aumentando a capacidade de criar um vínculo com pessoas surdas.

Não é apenas no meio acadêmico que esses profissionais podem atuar. De acordo com a lei nº10.436, é obrigatório que o setor público atenda deficientes auditivos por meio da Língua Brasileira de Sinais. Portanto, o conhecimento em libras é importante para essa área também.

Além disso, também podem trabalhar dando aulas de libras para surdos ou em cursos. Fazer legendas e interpretação são outras atividades que são exercidas pelas pessoas que dominam a língua.
Pré-requisitos
Apesar desse curso ser muito procurado por pessoas que estão buscando fazer pós-graduação ead em educação, não são apenas professores e outros profissionais da área que podem assistir às aulas.

Qualquer pessoa que seja formada em um curso de graduação por uma instituição reconhecida pelo MEC pode fazer a pós, segundo a Resolução Nº 01 do MEC de 6 de abril de 2018.

Rolar para cima

Pesquisar