NOVOS TEMPOS NA EDUCAÇÃO

Por: Ana Paula Rodrigues e Driele Rossi

As escolas estão diante de um grande desafio no ensino-aprendizagem, pois a escolarização vem exigindo o rompimento com o modelo tradicional, focado em aulas expositivas, onde os professores e alunos ficavam presos em quatro paredes.

É papel do educador ter a sensibilidade de saber instigar e estimular o aluno, seja ele criança, adolescente ou adulto. Sendo assim, se faz necessário uma nova mentalidade para o ensino e a inclusão de propostas metodológicas nesse processo.

E por isso, os professores da Faculdade FAVENI estão se reinventando. Como relata a professora Doutora Driele Rossi: “Estou quebrando algumas barreiras como o receio da câmera e de fazer vídeos, mas a cada dia que passa sinto-me mais preparada para o ensino das aulas remotas”.

Vários professores estão perdendo a timidez frente às câmeras e estão fazendo um belo trabalho. A interação virtual é muito diferente da sala de aula, e por isso requer mais dedicação dos professores para que o processo de ensino e aprendizagem siga o seu curso. Pois a qualidade não pode ser esquecida nas aulas remotas.

A Faculdade FAVENI através de sua direção acadêmica, gestão de políticas acadêmicas e coordenações de cursos, realizam o acompanhamento diário de todas as aulas ministradas pelo seu quadro de corpo docente. É nítido o comprometimento e empenho de todos os docentes. Os mesmos fizeram de seu lar uma sala de aula, onde existem as aulas síncronas (onde professor e aluno interagem em tempo real) e também as aulas assíncronas (onde o professor realiza a gravação de videoaulas e disponibiliza para os alunos como forma de revisão e material complementar).

Essa mudança radical no modelo das aulas, que geralmente eram apenas aulas expositivas irá abrir as portas para o uso de diversas ferramentas online, após o fim da pandemia. Quando tudo isso passar, teremos um aluno e um professor mais receptivos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, professores diversificando o modelo de suas aulas e uma equipe escolar mais unida e preparada para enfrentar novos desafios.

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar