EAD DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Nos últimos meses, diversos países tiveram que paralisar ou limitar suas atividades devido ao Covid 19. No Brasil, foi decretado que a população permaneça em casa para evitar o contágio. Desse modo, para garantir a segurança dos discentes, docentes e colaboradores, as instituições públicas e privadas de ensino superior suspenderam os encontros presenciais.

Devido a essa situação, a FAVENI buscou estratégias para não interromper o andamento dos cursos, desenvolvendo meios para adequar a qualidade do ensino presencial à uma modalidade home office, onde o professor pudesse levar o conhecimento até seus alunos, cada um no conforto de suas casas.

Os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil possuem em suas grades curriculares diversas disciplinas da área de exatas, que, geralmente, necessitam de estratégias diferenciadas para oferecer ao aluno um bom aprendizado, devido ao grau de dificuldade. Esse foi o principal desafio para os docentes e para a instituição: definir uma metodologia que se adequasse ao grau de dificuldade da disciplina para ser aplicada na modalidade EAD.

Felizmente, com a utilização das ferramentas tecnológicas e computacionais, foi possível prosseguir com todas as disciplinas presenciais em andamento na modalidade EAD, mesmo as mais complexas. Por meio da gravação de vídeo aulas ou por vídeo conferência, os alunos puderam ter acesso a aula dos professores online. Por meio de aplicativos no SmartPhones ou Laptops, foi possível prosseguir com as disciplinas, dando condição ao aluno de participar da aula e tirar dúvidas em tempo real.

Após quatro semanas de aulas remotas, foi possível concluir que, enquanto o país estiver em afastamento social devido a pandemia, a modalidade home office é eficaz para que não haja interrupção dos cursos e atrasos futuros na obtenção dos títulos. Os alunos se adaptaram à nova modalidade, demonstrando interesse em dar continuidade aos cursos e aprender o conteúdo que está sendo ministrado pelo professor.

A equipe docente também se adaptou a nova rotina de preparação de aulas, se colocando à disposição para explicar novamente e auxiliar todos e quaisquer alunos que, por ventura, estão tendo dificuldade com o ensino EAD.

A coordenação do curso está trabalhando junto com a direção para dar todas as condições necessárias aos professores e aos alunos para que o curso prossiga com qualidade. Além disso, buscam meio para auxiliar os alunos que não tem acesso à internet e terem acesso a todo material disponibilizado pelos professores. Um meio muito eficaz adotado pela instituição é a “moto entrega”, onde o material é levado impresso, ou em DVD, até a residência do aluno.

Assim, pode-se garantir que a qualidade dos cursos de engenharia ambiental  e engenharia civil seja mantida, mesmo com o isolamento social, pois todos estão trabalhando para buscar estratégias que atendem as necessidades das disciplinas ministradas.