Como está a área de educação infantil no Brasil?

Importância pós-graduação em educação infantil

Estimular o desenvolvimento de habilidades, personalidade e convívio social são alguns dos objetivos da educação infantil. Para que as aulas sejam dinâmicas e produtivas, fazendo com que os alunos aprendam, é importante que os educadores tenham uma pós-graduação EAD em educação infantil.

Continue lendo o blog da Faveni para saber como está a área de educação infantil no Brasil, além de entender a importância de uma pós-graduação em educação infantil para atuar neste ramo.

Cenário da educação infantil

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, indo 0 a 6 anos. A escola possui um papel pedagógico necessário para o desenvolvimento das crianças, complementando os estímulos recebidos da família.

De acordo com o Censo Escolar 2019, feito pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira vinculado ao MEC, houve um aumento de 12,6% no número de matrículas no ensino infantil nos últimos 5 anos. No ano passado, existiam mais de 8 milhões de creches e pré-escolas em todo o Brasil. A pesquisa também aponta que 71,4% das matrículas são da rede municipal.

Desafios da educação infantil para educadores

Assim como todas as áreas, a educação infantil tem desafios. Os profissionais que possuem um curso de pós-graduação ead em educação especializado neste ramo contam com mais conhecimentos para promover uma educação com mais qualidade e atualizada.

Com o passar dos anos, algumas questões relacionadas ao ensino vem se modernizando. Não acompanhar as mudanças geram grandes dificuldades para a escola e, consequentemente, para o aprendizado dos alunos. Entre esses desafios, podemos citar:

Adaptação e utilização da tecnologia e a pós-graduação EAD em educação

Não há como negar que a tecnologia mudou diversas áreas, inclusive a educação. As ferramentas tecnológicas podem e devem ser incorporadas na sala de aula para tornar as aulas mais divertidas, dinâmicas e atualizadas.

Sendo assim, os educadores precisam estar antenados na tecnologias que surgem. Além disso, devem saber como utilizar os novos recursos na educação. Os cursos de especialização e pós-graduação ead em ensino da educação infantil são boas fontes de conhecimento e atualização.

Formação dos professores e estrutura das escolas

A educação infantil é uma fase de extrema importância no desenvolvimento das crianças, por isso os professores e educadores devem estar preparados para a função. Infelizmente, não é o que ocorre em muitas escolas brasileiras.

O Censo Escolar de 2016 apontou que 35,6% dos educadores que trabalham em creches só estudaram até o ensino fundamental ou médio. Já os que trabalham na demais séries de educação infantil, 33% não possuem ensino superior.

Também destacamos que outro desafio se refere a estrutura das escolas. A organização do espaço, disponibilidade de recursos, equipamentos e muitas outras questões fazem diferença na educação das crianças.

Importância da pós-graduação em educação infantil para o mercado de trabalho

Como pudemos analisar, a educação infantil brasileira precisa de profissionais realmente capacitados para trabalhar com o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. Além da graduação, os educadores precisam buscar ainda mais informações e conhecimentos.

Uma pós-graduação EAD em educação infantil feita em faculdades reconhecidas pelo MEC é importante para a carreira do educador. Seja uma pós-graduação online ou presencial, o profissional deve se aprofundar no ramo escolhido para contribuir com uma educação melhor.

Por que escolher pós-graduação EAD em Educação Infantil?

A pós-graduação EAD tem muitas vantagens quando comparamos com a modalidade presencial, destacamos algumas:

• flexibilidade de horários;
  • autonomia nos estudos;
  • estudar onde quiser;
  • mais barato;
  • sem gastos de tempo e dinheiro com transporte.

Conte com a FAVENI para fazer uma pós-graduação ead certificada pelo MEC!