ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS ESTUDAM PELO EAD

Devido ao atual cenário de quarentena no município e municípios vizinhos, a instituição optou por realizar aulas em ambiente virtual. Desse modo, para a aula do 26 de março de 2020 com a turma do 1º período de Administração e Ciências Contábeis foi realizado um planejamento com os seguintes critérios:

• Estabelecer contato com os alunos através de aplicativos que estivessem familiarizados (Whatsapp e Skype);
  • Utilizar uma linguagem bastante didática, para que todos tivessem a oportunidade de compreender o conteúdo;
  • Contato constante com os alunos para escutar e esclarecer possíveis dúvidas.

A partir disso, o professor optou por utilizar o ApowerREC – um programa que captura a tela em tempo real e também possibilita a captação de áudio. Após gravar e editar os vídeos, todos foram disponibilizados via e-mail para os alunos com antecedência. As duas turmas receberam as instruções de como e por que os vídeos foram enviados. Ficou acordado que os alunos assistiriam os vídeos (um por vez), o professor explicaria o conteúdo e eles conversariam sobre possíveis dúvidas.

Em seguida, o professor realizou a chamada de vídeo (via Skype) para dar início a apresentação com mais exemplos e representação gráfica. Infelizmente, acredita-se que por conta do número de integrantes convidados à reunião, não foi possível completar a chamada. Como solução, o professor propôs que os alunos voltassem ao Whatsapp, pois, ele gravaria vídeos e enviaria pelo aplicativo em tempo real.  Os alunos compreenderam a demanda e acharam a solução viável. A cada vídeo postado, os alunos enviaram o feedback sobre a compreensão.

É importante destacar ainda que a Coordenação foi informada de todos os procedimentos adotados e também realizou intervenções, ajudando a pensar em práticas pedagógicas mais consistentes.

Observação: Foi constatado a presença de 92% dos alunos durante a aula.

Professor: Wystton Motta