Aulas online de Psicologia nos cursos de Direito, Enfermagem e Pedagogia: Faculdade FAVENI não perde tempo durante a quarentena!

Professora, estou embaixo das cobertas participando da sua aula, pode?! Quem pensou que o aluno levou cobertor para a sala de aula, se enganoua sala de aula é que foi parar embaixo das cobertas! No friozinho gostoso das montanhas capixabas, os alunos e professores da FAVENI não pararam durante a quarentena do COVID19 e estão a todo vapor, com aulas online.

Para Eliane Stédile, professora de Psicologia nos cursos de Direito, Enfermagem e Pedagogia, a satisfação supera as dificuldades: “Estamos utilizando diversas tecnologias: o Telegram com um Canal da disciplina, uma Sala de Aula Virtual, com Chat para debate, além do próprio WhatsApp, onde o grupo tira dúvidas rápidas com o professor. Baixamos também o Apowersoft, um programa com ferramenta de captação da tela do computador, formando vídeos e promovendo na íntegra a modalidade de ensino mais praticada em todo o mundo, a didática áudio-visual, além do uso das metodologias-ativas da famosa ‘sala de aula invertida’, na qual o aluno vem para a aula não para pegar o conteúdo, mas para debater o que já estudou, do material enviado pelo professor”, relata.

Dedicação docente: seriedade do trabalho em equipe

A dedicação de todo o corpo docente e equipes de liderança da FAVENI é visível: existem grupos virtuais de professores, para cada disciplina, além do grupo geral com todos os docentes. Os coordenadores também fazem parte dos grupos virtuais docentes e discentes, e entram para orientar professores e, eventualmente, para comentar as aulas, evidenciando a seriedade do trabalho.

“Dá bastante trabalho para nós, enquanto professores, pois além da preparação das vídeo-aulas, ficamos disponíveis durante todo o período relativo às aulas presenciais para fazer os debates com os alunos nos chats, mas a satisfação é grande quando recebemos feedbacks favoráveis, aí, a trabalheira compensa, e muito”, conclui professora Eliane.

“Ter que fazer essa adaptação às aulas online não é fácil, ainda mais pra quem nunca teve nada do tipo, mas com a forma didática de ensino que a professora Eliane usou para nos atender, ficou mais fácil a compreensão. Não foi só leitura e interpretação individual, teve debate que achei incrível, a dinâmica foi ótima”, relata Amanda Rodrigues Tonoli, aluna do 1º período de Direito da FAVENI.

Alunos ampliam reflexões durante quarentena

“A cada aula eu amo mais!!!!… a matéria, a mim mesma, aprendo tanto sobre valorizar a nós mesmos e também aos outros. Aprendermos a ser bons ouvintes e também e usar um pouco da ciência ao nosso favor e à favor dos outros. Somos levados a refletir sobre nossas ações e tantas outras coisas de vida. Antes eu não entendia o porquê da matéria ‘Psicologia Aplicada à Enfermagem’, mas agora…tudo faz sentido! É essencial, não só para minha futura profissão, mas levarei pra vida!” relata a aluna do 3º período de Enfermagem, Mariáh Figueiredo Lima.

Aulas produtivas e efetivas

Os alunos também reconheceram o esforço de todos, de acordo com o relato de Bárbara Lempé Alonso Scardua, do 1º período de Direito: “A aula online da professora Eliane está sendo muito produtiva. Confesso que fiquei receosa, de início, com as aulas online, porque sempre defendi que o ensino presencial é melhor para a educação. Entretanto, a forma que a professora encontrou para ministrar as aulas é bem efetiva, porque permite que continuemos a ter o conteúdo expositivo, mas também a interação que tínhamos em sala de aula por meio de ferramentas digitais. Fiquei bem satisfeita com o método!”

De acordo com Isabelle Falqueto Zardo, “As aulas na modalidade online estão sendo bem proveitosas! Todo material é disponibilizado aos alunos com antecedência. Além disso, os vídeos elaborados para explicação da matéria auxiliam muito na fixação do conteúdo, juntamente com o chat na qual podemos tirar as dúvidas a qualquer momento”, resume a Isabelle, aluna do 1º período de Direito.

Alunos, professores e coordenadores mais unidos

É um momento de adaptação e colaboração entre todos. Mesmo para os alunos com dificuldades eventuais de acessar as aulas online, está sendo possível acompanhar e ‘correr atrás’ do material postado: “Teve um dia que não participei da aula online por motivos pessoais. Mas depois analisei o conteúdo no grupo e vi que foi muito tranquila e satisfatória a aula, pois com as explicações da professora Eliane percebi que todos os alunos participaram e o conteúdo ficou muito bem explicado”, constata Samara da Silva, aluna do 3º período de Pedagogia.

No início das atividades online, alguns alunos demostraram

suas dificuldades e a equipe de coordenadores e professores da FAVENI, logo foi sugerindo melhorias: “Fiquei impressionada com o espírito colaborativo dos coordenadores e professores mais experientes em EAD em passar as informações, auxiliando os demais no uso das novas tecnologias. A gratidão é grande e, paradoxalmente, nos aproxima em um momento em que temos que nos distanciar fisicamente. Vamos em frente!”, finaliza a psicóloga Eliane Stédile.

Professora Eliane Stédile – Aula Virtual em Home Office

Professora Eliane Stédile – Aula Virtual em Home Office

midia