Saiba sobre a importância de fazer uma pós-graduação em Libras para profissionais da Educação

saiba-sobre-a-importancia-de-fazer-uma-pos-graduacao-em-libras-para-profissionais-da-educacao
Índice

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cinco por cento da população brasileira é composta por surdos. Essa porcentagem equivale a aproximadamente dez milhões de pessoas, sendo 2,7 milhões delas surdas profundas, ou seja, não escutam absolutamente nada. Nesse momento, a pós-graduação entra em cena para transformar esse cenário.

Em escolas, os alunos surdos que precisam se comunicar por meio das libras podem acabar sofrendo dificuldades, uma vez que nem todos os profissionais da área da Educação são capacitados a se comunicarem em libras. Por isso, é importante que os profissionais da Educação tenham em mente realizar um curso de pós-graduação EAD em Libras, a fim de estarem cada vez mais capacitados.

Saiba a importância de profissionais de Educação fazerem uma pós-graduação em Libras.

Pós-graduação EAD em Libras: promoção da comunicação inclusiva

Uma vez que um novo ouvinte aprende a se comunicar por Libras, ele acaba contribuindo para a promoção da educação inclusiva e oferecendo mais oportunidades para a parte da população que sofre de condições auditivas poder se comunicar.

Por ser um profissional da Educação, esse novo ouvinte também garante um melhor aprendizado por parte dos estudantes que apenas se comunicam em Libras, uma vez que os assuntos abordados nas aulas serão sempre mais inclusivos, se ensinados por meio de Libras.

Libras são um diferencial na carreira

O curso de pós-graduação EAD em Libras será um diferencial no currículo dos profissionais da Educação. As Libras contribuem para gerar novas oportunidades profissionais, porque cada vez mais as empresas buscam por profissionais mais capacitados e que tenham mais conhecimentos linguísticos.

Ao optarem por realizar um curso de pós-graduação em Libras, por mais que não seja uma obrigação nem algo mandatório, os profissionais da Educação mostram à sociedade que se preocupam em trazer mais igualdade para os ambientes escolares, uma vez que se mostram capazes de ensinar tanto os alunos sem problemas auditivos quanto os que se comunicam por Libras.

Além do acréscimo no currículo, o profissional de Educação especializado em Libras acaba se transformando em um profissional diferenciado no mercado de trabalho, ganhando cada vez mais destaque por conta de suas qualificações.

Mercado de trabalho em expansão

Para aqueles profissionais da Educação há algum tempo no mercado de trabalho, os cursos de pós-graduação em Libras são uma boa maneira de fazer com que as oportunidades sejam expandidas dentro do ramo do ensino. Ao invés de realizarem um curso de pós-graduação EAD em Educação, os profissionais da Educação podem optar pelo curso de pós-graduação EAD em Libras.

O mercado de trabalho está em crescimento para os profissionais da Educação que sejam pós-graduados em Libras. Isso acontece por conta da falta de profissionais para atender toda a demanda da profissão. Em 2019, um projeto de lei trouxe à tona a obrigatoriedade do ensino de Libras na educação básica, o que mostra a importância de que todos saibam se comunicar nesta língua.

Como dito anteriormente, os profissionais da Educação com um curso de pós-graduação em Libras no currículo promovem a educação inclusiva nas instituições de ensino, além de ocasionarem no aumento do número de surdos e deficientes auditivos entre os estudantes com formações acadêmicas e profissionais.

Pós-graduação EAD em Libras: conte com a Faveni!

Está procurando por um curso de pós-graduação EAD em Libras? A Faveni está aqui para te ajudar!

A Faveni oferece uma variedade de cursos de pós-graduação nas modalidades de ensino a distância, que vão desde o curso de Libras até o curso de pós-graduação EAD em Psicologia. Com uma pós-graduação no seu currículo, você se torna um profissional mais capacitado e especializado em sua área de atuação, além de sempre estar atualizado quanto aos assuntos de sua profissão.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Faveni e fique por dentro de todas as novidades e assuntos do mundo da pós-graduação EAD.