Psicologia Positiva: o que é como aplicar?

Psicologia Positiva: o que é como aplicar

O Dia do Psicólogo é comemorado no dia 27 de agosto, para celebrar a importância de todos os profissionais que atuam na área da psicologia. A psicologia é uma área do conhecimento que conta com diferentes linhas teóricas, diferentes abordagens feitas para resolver os conflitos mentais das pessoas.

Uma forma de se aprimorar em linhas teóricas específicas é por meio de um curso de pós-graduação em Psicologia EAD. Ao fazer um curso de pós-graduação online, os profissionais conseguem se especializar em assuntos específicos dos cursos escolhidos, sejam eles de psicologia ou outros.

Entre uma dessas vertentes da psicologia, encontra-se a Psicologia Positiva. Saiba o que é e como aplicar.

O que é psicologia positiva?

A Psicologia Positiva é uma das vertentes da psicologia que oferece boas práticas para melhorar o desempenho dos profissionais e aumentar a sensação de bem-estar nas pessoas. Essa linha de pensamento é uma das ferramentas utilizadas dentro e fora dos consultórios de psicólogos, de modo a alcançar consultorias e outros processos de treinamento.

A Psicologia Positiva pode ser considerada como um campo de estudo presente na área da psicologia feito para focar em elementos que podem trazer benefícios às pessoas, como a sensação de felicidade. Dessa forma, ao invés de priorizar a identificação de patologias ou desvios mentais, essa vertente é destinada à manutenção e o reforço do bem-estar das pessoas.

Se você for um profissional da área da educação ou da psicologia, um curso de pós-graduação em pedagogia EAD pode ser uma boa alternativa para incrementar o seu currículo e aprimorar os seus conhecimentos psicológicos ou outros.

Como a psicologia positiva funciona?

A Psicologia Positiva se concentra nos aspectos positivos da existência humana, sem deixar os desvios e patologias mentais de lado, empregando diferentes ferramentas como a autorresponsabilidade para mostrar que cada pessoa tem o poder de mudar a própria realidade.

Para que a vida seja mais satisfatória, a pessoa deve construir um modelo mental otimista, algo que a Psicologia Positiva ajuda a acontecer. Ao treinar o cérebro com frequência, deixando os pensamentos e padrões negativos de lado, a pessoa consegue ter uma sensação de felicidade com mais facilidade.

Se quiser se aprimorar na área da psicologia, com assuntos voltados para a educação e para a pedagogia, procure por um curso de pós-graduação em psicopedagogia EAD e se especialize nos assuntos desejados.

Os objetivos da psicologia positiva

Assim como qualquer outra linha de pensamento, a Psicologia Positiva possui certos objetivos. Como dito anteriormente, essa vertente visa ajudar as pessoas a conseguirem se sentir mais felizes, a alcançarem o bem-estar subjetivo. Então, dessa forma é possível dizer que a felicidade é alcançada através do foco na construção de:

• emoções positivas;
  • engajamento;
  • relacionamentos interpessoais positivos;
  • realizações positivas;
  • sentido da vida.

Por meio da construção e do aperfeiçoamento de qualidades, a Psicologia Positiva ajuda as pessoas a terem foco em perspectivas positivas, de modo a manter suas mentes saudáveis. O exercício das emoções é fundamental para que a Psicologia Positiva funcione, fazendo com que as pessoas consigam se concentrar na vivência dos momentos bons.

Os profissionais da educação que aprendem sobre essa vertente da psicologia se tornam mais hábeis a ensinar os alunos de maneira mais positiva e construtiva. Então, realizar um curso de pós-graduação online nessa área ou um curso de pós-graduação em educação especial EAD pode ser uma ótima maneira de aprimorar ainda mais os conhecimentos.