Principais perguntas e respostas sobre pós-graduação EAD

A pós-graduação online cresceu muito durante esse período de pandemia e tem tudo para se tornar uma tendência nos próximos anos.

O curso de pós-graduação ead pode oferecer tantos benefícios quanto um programa de especialização presencial, além de ser uma maneira eficiente, rápida e moderna para conseguir maior destaque no mercado de trabalho.

No entanto, a modalidade ainda é vista com desconfiança por algumas pessoas. Por isso, vamos esclarecer as principais dúvidas para tirar um pouco os estigmas que cercam essa área.

Como funciona a pós-graduação ead?

Um dos principais pontos na pós-graduação ead está na autonomia do aluno, ou seja, é possível montar o próprio cronograma, escolhendo o melhor horário para acessar o conteúdo das aulas.

Na pós-graduação em educação ead, por exemplo, assim como na maioria das especializações, são disponibilizados materiais escritos e aulas pré-gravadas. Desse modo, a presença não é um método avaliativo e você pode definir horários específicos para estudar o conteúdo.

Como são as avaliações na pós-graduação ead?

Os métodos avaliativos são muito semelhantes à modalidade presencial, portanto, é comum serem realizadas provas e trabalhos para ser analisada a compreensão dos alunos sobre as matérias.

Além disso, também pode ser solicitada a presença dos estudantes em fóruns de discussão para serem avaliados.

Mesmo os alunos tendo autonomia na organização dos horários, os trabalhos e provas possuem datas de entrega informadas pela instituição de ensino. Desse modo, os estudantes devem ficar atentos para não atrasarem essas atividades.

É preciso fazer TCC na pós-graduação online?

Por lei, o TCC não é mais obrigatório nos cursos de especialização ead ou presencial, a regra vale desde 2018 e o principal raciocínio é que essa atividade está mais ligada ao âmbito de pesquisa.

Assim, independente de você está cursando uma pós-graduação em direito ead ou demais cursos, a instituição de ensino que irá definir se o TCC será obrigatório.

Como saber se uma pós-graduação online é boa?

Para você saber se uma pós-graduação online é boa, existem alguns critérios que podem ser seguidos, por exemplo, certificação do MEC, estrutura do curso, avaliação do corpo docente, experiências da instituição no ead, avaliação de alunos e a reputação da empresa.

Nesse sentido, ao cursar pós-graduação em libras ead, por exemplo, pesquisa experiências e avaliações de outros estudantes que estão ou já fizeram o curso para verificar todos os pontos positivos e negativos, facilitando a sua tomada de decisão.

Essas são algumas dúvidas que surgem quando os cursos de pós-graduação a distância ficam em destaque, existem muitas outras perguntas, portanto, o ideal é pesquisar e esclarecer todas para saber se a modalidade pode atender todos os seus objetivos.

A FAVENI é uma instituição que oferece diversos cursos de especialização com o melhor custo benefício, entre em contato agora mesmo e transforme a sua carreira profissional!