CURSOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL E CIVIL INOVAM EM SUAS AULAS REMOTAS

Seguindo as mesmas recomendações da Organização Mundial de Saúde, dos governos federal e estadual, a FAVENI continuará com as aulas presencias suspensas por mais um período em função da pandemia causada pelo novo coronavirus. Porém, todos nós da equipe FAVENI, continuamos firmes no cumprimento do objetivo de oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos.

Para seguir com esse objetivo, os professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil não estão medindo esforços. São vídeo aulas com explanação dos conteúdos das disciplinas preparadas por eles próprios e disponibilizadas aos alunos, vídeos contendo o passo a passo com as resoluções dos exercícios, uso de aplicativos que permitem que alunos interagem com os professores durante os horários das aulas e inúmeras outras ferramentas que tornam as aulas interativas.

Não é porque cada um está em sua residência que não podem haver discussões e trocas de ideias entre docentes e discentes durante as aulas. Um bom exemplo da interação durante as aulas, que estão atualmente na modalidade EAD, é o que ocorre, por exemplo, nas aulas de Hidrogeologia, Recursos Hídricos e Epidemiologia Ambiental, disciplinas ofertadas no curso de Engenharia Ambiental. Nessas disciplinas, os professores tem buscado, através do eventos naturais que tem ocorrido atualmente, como as chuvas intensas ocorridas em algumas áreas do Sudeste brasileiro nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, e o surgimento do novo coronavirus, levar o conhecimento para o aluno e fazer com que ele associe a teoria aprendida em sala de aula com o que ocorre no “lado de fora” da mesma.

Essa interação também tem sido observada no curso de Engenharia Civil. Na disciplina de Materiais de Construção, os alunos tem discutido e aprendido através de exemplos práticos, artigos científicos e estudos de casos os tipos de materiais da construção civil e onde podem ser aplicados. Na aula de ontem, dia 6 de abril de 2020, por exemplo, os alunos discutiram, durante as quatro aulas, com muito entusiasmo sobre os telhados verdes, a sua importância, tipos e formas de construção.

A seguir são apresentadas algumas imagens que retratam a interação entre alunos e professores durante as aulas.