Simulado de Contratação em Enfermagem – Aprendizagem Baseada em Problemas

Simulado de Contratação em Enfermagem – Aprendizagem Baseada em Problema

A turma de Enfermagem da Faveni, ao chegar no 4º período, passa por um simulado de contratação de deixar todos com aquele friozinho na barriga, próprio de momentos em que se está para enfrentar um desafio capaz de mudar o rumo da nossa vida.

Na sua 4ª edição, ocorrida em 22 de novembro de 2021, o Simulado de Contratação em Enfermagem é uma atividade na qual os alunos são desafiados a estarem diante de uma banca examinadora – os “Gestores de RH” – para concorrerem a uma vaga de emprego.

Os alunos, no papel de contratantes da área da saúde, fazem perguntas provocativas ao modo de: quais são suas qualidades e defeitos, quais são as suas pretensões nesta instituição, e de acordo com a “vaga” em questão, perguntam também sobre temas específicos.

Os temas são passados aos alunos em conteúdos de artigos científicos para que estudem e estejam aptos à responder, entre os quais:

a) Situações de Conflito Vivenciadas no Contexto Hospitalar;
b) Equipe de Enfermagem e Comunicação;
c) Saúde Mental e a Teoria de Peplau.

Ao final são realizadas avaliações feitas pelos presentes, pela professora da disciplina Relações Interpessoais e Inserção Profissional, a psicóloga Eliane Stédile, e também pelos contratantes e contratados, que fazem autoavaliação de seus desempenhos.

Nas 3 primeiras edições o projeto contou também com a participação especial da psicóloga especialista em RH, Maria do Carmo Coelho, agregando comentários pertinentes e uma palestra sobre Empregabilidade do Enfermeiro. Nesta edição, por motivos pessoais, não pode participar. Em 2020 o simulado foi na modalidade online.

O trabalho é valorizado pela instituição, que sempre se faz presente com a mensagem de abertura, realizada pela coordenadora do curso de Enfermagem, na atualidade Eliana Steins.

O momento se torna especial dada a seriedade pela qual os alunos conduzem a atividade: fazem crachá, apresentam currículo aos “contratantes”, vem vestidos com trajes apropriados para uma entrevista de emprego, enfim, uma experiência inesquecível.

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar