Saiba como decidir entre uma pós-graduação on-line e presencial

Fazer uma pós-graduação, muitas vezes, é o grande diferencial competitivo que os profissionais necessitam para ampliar o seu nível de conhecimento, se manterem atualizados sobre as tendências de sua área de atuação e conquistarem mais oportunidades que possam alavancar a sua carreira, seja ela uma pós-graduação online ou presencial.

Porém, antes de ingressar em um curso, surge uma das dúvidas mais frequentes: “será que devo fazer uma pós-graduação online ou presencial?”. Existem prós e contras em ambas modalidades, logo a melhor opção para você é a que melhor se encaixa na sua realidade.

Confira as vantagens de cada uma delas e saiba como se decidir!

Pós-graduação Presencial

Rotina fixa

Para muitas pessoas, ter uma rotina fixa de horários é fundamental para que elas possam se organizar, ter mais disciplina nos estudos e evitar a procrastinação, que pode levar ao acúmulo de matérias, projetos e trabalhos e, consequentemente, ao mau aproveitamento do curso.

Se você se encaixa nesse perfil, que costuma ter problemas em lidar com distrações, a pós-graduação presencial pode ser uma boa opção para que você consiga ter o máximo de concentração e produtividade.

Grupos de estudo

Quando o estudante enfrenta dificuldades com alguma disciplina, além de contar com o suporte do professor durante as aulas, também pode contar com o apoio dos colegas de sala para tirar dúvidas, discutir melhor o conteúdo e trocar experiências. Isso também acontece por meio de grupos de estudo, que podem ser realizados na própria faculdade ou em outro lugar marcado.

Networking presencial

Com o ensino presencial, existe a possibilidade de potencializar o seu networking. Ao assistir às aulas e participar de atividades e palestras, você terá contato com colegas e professores da sua área de atuação, aumentando a sua rede de contatos. Desse modo, você estabelece relações com pessoas que também estão no mercado de trabalho e que, muitas vezes, contam com uma vasta experiência profissional, abrindo portas para indicações e novas oportunidades de emprego.

Pós-graduação On-line

Maior autonomia nos horários

Quem já está ativo no mercado, normalmente conta com uma rotina cheia de reuniões, projetos e obrigações, sendo difícil comparecer às aulas presenciais, uma vez que as faltas e atrasos serão inevitáveis.

Logo, uma pós-graduação EAD permite que você possa se organizar melhor e adequar o curso à sua rotina, sem interferir tanto na sua vida profissional e até mesmo pessoal. Essa modalidade de ensino é muito eficiente e vantajosa para estudantes com um perfil bem organizado e disciplinado.

Ambiente de estudo flexível

Além de ter uma maior liberdade com os seus horários, você também conta com a flexibilidade para estudar onde quiser, seja em casa,seja em uma cafeteria seja até mesmo durante uma viagem. O curso de pós-graduação a distância permite que você faça tudo on-line, reduzindo suas despesas com o deslocamento, como transporte público, combustível ou estacionamento.

Uso intensivo da tecnologia

Ao se tornar um estudante EAD, você integra a tecnologia mais intensamente a sua rotina, uma vez que é necessário ter um computador ou celular com acesso à internet para assistir às aulas e acessar o conteúdo. Isso contribui para que você fique mais familiarizado com o mundo virtual e antenado às novidades digitais.

Além disso, essa prática também pode ajudá-lo profissionalmente, deixando-o mais ágil, prático e eficiente. Ao conhecer novas ferramentas, tecnologias e soluções, você se prepara melhor para lidar com os desafios que podem aparecer em sua rotina de trabalho.

Faça sua pós-graduação na Faveni!

Mais importante do que escolher entre a modalidade presencial ou on-line, é escolher uma faculdade que ofereça ensino com qualidade de alto padrão,   englobando as áreas de saúde, educação, marketing, ciências sociais, negócios e direito, a Faveni é uma instituição de ensino completa.

Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), a Faveni oferece aos seus alunos uma plataforma digital completa para realização de seus cursos, um corpo docente altamente qualificado e diversas opções de cursos de pós-graduação EAD