Pós-graduação EAD em Psicologia: conheça 5 áreas

A Psicologia é uma das áreas da ciência que trata dos processos e estados mentais das pessoas, assim como do comportamento e das interações de cada um com os ambientes externos, sejam eles físicos ou sociais. No mercado de trabalho, encontramos os psicólogos, profissionais responsáveis por praticar a psicologia com os pacientes em seus consultórios, em uma espécie de terapia.

Conheça cinco áreas da Psicologia para estudar em um curso de pós-graduação EAD.

Psicologia Social

Um curso de  pós-graduação ead Psicologia Social ajuda os alunos a promoverem a formação crítica, assim como o aprofundamento dos conhecimentos relativos à área da psicologia, por meio de diferentes concepções, favorecendo a articulação de explicações de ordem social com o uso de explicações de ordem individual.

A Psicologia Social é destinada aos alunos graduados nas diferentes áreas de psicologia e sociologia, como os formados em um curso de pós-graduação em pedagogia EAD, por exemplo. Porém, pessoas graduadas no ensino superior, que estejam interessadas em aprimorar seus conhecimentos referentes a essa área, também podem cursar.

Esse curso de pós-graduação tem como objetivo criar subsídios para a obtenção de informações dos alunos em assuntos como ambiente, cultura, política e nível socioeconômico. Assim, os estudantes podem refletir sobre as implicações referentes aos acontecimentos cotidianos.

Psicologia Infantil

O curso de pós-graduação em Psicologia Infantil tem como objetivo o favorecimento da formação crítica e criativa dos alunos, para conseguirem cumprir com qualidade seus papéis como psicólogos infantis, considerando a diferenciação do tratamento com as crianças em comparação com os adultos.

Além disso, os estudantes serão capazes de analisar os fundamentos da Psicologia Infantil presentes no contexto contemporâneo, relacionando-os às necessidades educacionais. O conhecimento dos alunos na área serão aprofundados através de diferentes concepções, reconhecendo as implicações metodológicas e teóricas.

Para os profissionais da educação, como professores de escolas públicas ou particulares, um curso de pós-graduação em psicologia infantil pode ser um aprimoramento na capacidade de ministrar aulas para os menores. Assim como um curso de pós-graduação em educação especial EAD, o curso de Psicologia Infantil é muito benéfico e importante para os educadores.

Psicologia Hospitalar

A Psicologia Hospitalar é destinada aos profissionais graduados em Enfermagem, Medicina ou Psicologia, assim como nos demais campos da saúde, que estejam interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos à área e queiram se especializar na psicologia hospitalar.

Esse curso de pós-graduação tem o objetivo de amparar e acolher os pacientes em quaisquer níveis de enfermidade, de modo a assegurar a saúde, o conforto e o bem-estar diário no hospital. O curso capacitará os profissionais a ajudarem os pacientes a passar pelos processos de adoecimento.

O psicólogo hospitalar deve estar sempre preparado para escutar o sofrimento e as reclamações dos pacientes, de modo a analisar suas principais dificuldades encontradas na estadia no hospital, dando voz a eles. Assim como um curso de pós-graduação ead enfermagem é importante para o aprimoramento do conhecimento e das técnicas, o curso de psicologia hospitalar é um capacitador de profissionais.

Psicanálise

O curso de pós-graduação em Psicanálise tem o objetivo de promover a compreensão das pessoas por meio da abordagem de seus inconscientes. A Psicanálise é voltada tanto para os psicólogos quanto para os profissionais graduados em cursos da área da saúde como enfermeiros, médicos e outros.

Esse curso oferece diferentes técnicas para a capacitação dos profissionais, derivadas das práticas de Carl Jung, Jacques Lacan, Melanie Klein, Sigmund Freud  e outros, visando tratar os desequilíbrios psíquicos. As técnicas ensinadas pelo curso de pós-graduação podem ir desde a análise do sonho e associação livre a outras incorporadas recentemente a essa área de atuação.

Psicologia Clínica

O curso de pós-graduação em Psicologia Clínica é destinado aos psicólogos, tendo como objetivo o aperfeiçoamento dos conhecimentos em uma das vertentes mais clássicas da Psicologia, tratando de pacientes afetados por algum mal-estar psicológico.

A formação oferecida por esse curso de pós-graduação tem o objetivo de aprimorar o exercício profissional dos psicólogos ao escutarem os pacientes, ouvindo suas histórias e, assim, sendo capazes de ajudá-los na conclusão de algum diagnóstico que proporcione alívios emocionais. Assim, as pessoas conseguem se conhecer melhor, se tornando mais aptas a lidarem com seus anseios.