PEDAGOGOS: OS PRISMAS QUE DECOMPÕEM A LUZ DOS SABERES DA EDUCAÇÃO

Pedagogos: Os prismas que decompõem a luz dos saberes da educação, evidenciando as cores e as matizes da aprendizagem.

Pense bem: Pedagogo é aquele que conduz!

Que trabalho mais nobre e especializado é este de conduzir, de saber conduzir, de entender a maneira do caminhar de cada um e levar todos para um lugar melhor.

Esgueirar-se pelos labirintos dos processos educacionais, dos temporários e formais, no contexto da educação permanente para todos.

Aceitar o convite da diversidade, do momento histórico, dos currículos dinâmicos, do ser em formação, do molde individualizado, rodeado de nossas emoções subjetivas , na busca de um diálogo produtivo , do construto pedagógico que transforma e ressignifica a realidade fugaz, o hoje que de repente é o ontem.

Posicionamento é preciso ter, ter um norte, ter um rumo, os pés no chão , mas a cabeça no futuro, no olhar perspicaz que filtra o talento do estudante ,e parte um busca das oportunidades ocasionais ou construídas, quem sabe só acontecerão naquele momento…. e são puras preciosidades na vida de cada um de nós, e se alguém nos conduz até lá…é só  sentir a realização acontecer , sentir-se acolhido pelo pedagogo…

Vamos buscar as fontes que nos fortalecem de sensações e ânimo para uma jornada desafiadora, mas o porvir dirá quão grande foi o essencial que frutificou,   e basta…

Muitas fontes, neste espaço restrito, trazemos apenas algumas : aprender com Celestin Freinet  a escola centrada no aluno, com Friedrich Froebel  a oferecer o jardim de infância, com Jean Piaget as etapas cognitivas, com Lev Vigotsky as interações sociais…

E por citar Vigotsky , ele nos ajuda a concluir este texto, quando nos diz que:

 “ Para entender o que o outro diz, não basta entender as palavras ,mas também seu pensamento e suas motivações “ palavras de um pedagogo.

Hoje, neste tempos de incertezas, estamos na Faculdade, a nossa FAVENI, porque lutamos e acreditamos em um ideal, isto nos faz grandes, e você por estar aqui prova ser uma destas pessoas.

Omnia tempus habent “  Há um tempo para tudo.

> Prof. Haroldo Deps.

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar