Entenda as diferenças entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu

Realizar uma pós-graduação online é um passo muito importante para o aprimoramento acadêmico e profissional. Entretanto, é comum que muitas pessoas tenham grandes dúvidas sobre qual curso escolher, sobre qual modalidade investir e muito mais.

Você conhece as maiores diferenças entre as modalidades stricto sensu e lato sensu?

4 diferenças entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu

Confira a seguir as 4 maiores diferenças entre uma pós-graduação stricto sensu e lato sensu:

1. Objetivos e abrangência

A primeira grande diferença entre a pós-graduação stricto sensu e lato sensu está diretamente relacionada aos seus objetivos e a sua abrangência.

Isso porque, enquanto a pós-graduação stricto sensu engloba os cursos de mestrado e doutorado, com foco na pesquisa acadêmica e na produção de conhecimento científico original, a pós-graduação lato sensu refere-se aos cursos de especialização e MBA, direcionados para a qualificação profissional em áreas específicas do conhecimento.

2. Duração e carga horária

Além disso, outra questão que permite diferenciar as duas modalidades, é sua duração e a carga horária. 

Na maioria das vezes, a pós-graduação stricto sensu, possui uma duração mais longa e com uma carga horária mais intensa. Por outro lado, a curso de pós-graduação EAD lato sensu possui uma duração mais curta e uma carga horária focada na especialização desejada.

3. Titulação recebida

O aluno que conclui o mestrado recebe o título de mestre, enquanto aquele que conclui o doutorado recebe o título de doutor. Por outro lado, o estudante que conclui a pós-graduação EAD lato sensu, pode receber uma titulação que varia de acordo com o curso realizado, podendo ser de especialista ou MBA.

4. Linhas de pesquisa e especializações

Por fim, outra grande diferença entre as duas modalidades, é a diversidade em suas linhas de pesquisa e de especializações. Isso porque, na pós-graduação stricto sensu, os alunos têm acesso a diversas linhas de pesquisa nas áreas do conhecimento, permitindo uma maior abrangência temática de determinados conhecimentos. 

Enquanto em um curso de pós-graduação EAD lato sensu, como as especializações e MBAs os alunos encontram direcionamentos mais aprimorados em áreas específicas, como gestão, direito, saúde, entre outras.

Conte com a Faveni!

Está pensando em fazer uma pós-graduação a distância? Independentemente do curso ou da modalidade escolhida, é extremamente importante contar com uma instituição de ensino para dar esse passo tão importante em sua carreira.

Dessa forma, conte com a Faveni e encontre cursos como pós-graduação em Marketing EAD, em Direito e muito mais, para escolher o curso mais indicado para você! Aproveite as condições e dê esse passo tão importante em sua carreira!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar