Os candidatos que participarão do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúna conteúdos de ciências da natureza e matemática.
Segundo o edital da prova, publicado nesta quarta-feira (21) no Diário da Oficial da União, os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia, em 2017 foram quatro horas e meia. No primeiro dia, os candidatos continuarão a ter as cinco horas e meia previstas. O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) também retirou do edital o item que determinava que a redação que desrespeitasse os direitos humanos teria nota zero.
Assim como em 2017, neste ano as provas do ENEM serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. A estrutura da prova também não mudou, sendo: no 1° dia serão aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas; 2° dia serão as provas de ciências da natureza e matemática.
As inscrições deste ano deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio ás 23h59 do dia 18 de maio deste ano. A taxa de inscrição foi mantida em R$82,00. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio. A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita entre os dias 2 e 11 de abril.
Vale constar que os resultados do Enem poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo PROUNI (Programa de Universidade para Todos) e para obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).