COMUNICADO FAVENI

A Faculdade FAVENI, através de sua direção, vem se manifestar quanto ao comunicado expedido por alunos, relativamente à pretensão de redução de valor de semestralidade.

Sabemos que o momento é muito delicado para todos nós: a situação (que não fora gerada pelos alunos, nem pela instituição) está nos impondo, além de medidas necessárias de restrição e isolamento (para evitar o contágio maciço do COVID-19), a necessidade de adaptação e resiliência. Em razão da qualidade de todos que integram a equipe da instituição, migramos rapidamente para o ensino REMOTO, onde o aluno permanece com as mesmas atividades, com aulas em vídeo e ao vivo, estudos dirigidos, e outras tantas estratégias desenvolvidas pelos professores, com suporte da instituição, para bem atender aos nossos alunos (o que justamente distancia-se da formatação em EAD).

Ao mesmo tempo em que os alunos deixaram de frequentar a instituição pela suspensão das aulas presenciais, houve necessidade de alocação de todos os colaboradores em teletrabalho, com custos/despesas inerentes, visando manter os serviços de secretaria, pedagógica, etc., ativos. As estruturas (e despesas) com colaboradores, encargos sociais, tributos diretos e indiretos, estruturas de TI, sistemas, bibliotecas virtuais (e físicas), locação, manutenção, etc, que geram o grande volume de despesas, se mantém, ao mesmo tempo em que a qualidade de ensino, prestada agora na forma remota, também é preservada. Sabemos que vamos ter meses difíceis pela frente, sob aspecto social e econômico.

Hoje o grande desafio da instituição está em dois pilares, além da prevenção contra o coronavirus: manter a qualidade de ensino (na forma remota, dado o contexto atual) e, ao mesmo tempo, manter as oportunidades de trabalho e de estudo para as centenas de famílias de colaboradores e de alunos da instituição. Desprestigiar um ou outro desses pontos, gerará impactos negativos ainda maiores. Por isso, esse é o equilíbrio que entendemos ser salutar para toda a comunidade acadêmica e para suas famílias – e estamos fazendo o nosso melhor para isso! Juntos vamos passar por esse desafio e contamos com todos!

Direção FAVENI