Dicas para criar um bom ambiente para estudar em casa

Ter um ambiente de estudo em casa é fundamental para aproveitar a pós-graduação EAD.

No início de 2020 com o avanço rápido do contágio pelo novo coronavírus, as universidades tiveram que suspender as aulas presencialmente e contar com um sistema de ensino totalmente virtual – desde berçários, escolas, universidades até a pós-graduação EAD.

Isso mesmo, a pós-graduação EAD que contava com encontros e realizações de provas presencialmente, tiveram que se adaptar ao mundo totalmente digital. Entretanto, muitos alunos ainda sentem dificuldade em se organizar nos estudos dentro de casa.

Hoje, no blog da Faveni iremos falar sobre como criar um bom ambiente para estudar em casa e também as vantagens deste “novo normal”.

Graduação e pós-graduação EAD é preferência

Já são quase 9 meses de isolamento social e por mais que algumas ações estejam sendo flexibilizadas, muitas universidades por questões de segurança ainda preferem manter o estudo a distância.

Mesmo antes da pandemia do coronavírus e da imposição da quarentena, o ensino a distância já estava crescendo no país. O número de novos alunos de graduação e pós-graduação EAD cresceu 145% entre 2009 e 2018 nas universidades nacionais – dados da 10ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, pelo Semesp.

Escolha um local fixo

Tomar a iniciativa em iniciar uma graduação ou aperfeiçoar os aprendizados com uma pós-graduação EAD em educação ou em qualquer outra área, requer máximo comprometimento. Para que esse investimento traga bons resultados é preciso criar um ambiente próprio e rotina de estudos. O ideal é reservar um espaço da casa para se dedicar somente aos estudos da pós-graduação EAD.

Pessoas que fazem uma pós-graduação à distância costumam ter um espaço no quarto, sala ou em outro cômodo para se dedicar à especialização. Como são os próprios alunos que se organizam, precisam ter disciplina e foco para assistir às aulas, por isso, é preciso buscar por ambientes tranquilos e confortáveis para absorverem os conhecimentos transpassados.

Invista em conforto

A dedicação aos estudos demanda muito tempo da nossa rotina, logo após escolher um ambiente de aprendizagem é preciso investir em móveis e equipamentos que auxiliam no conforto:

• Móveis instalados na altura ideal;
  • Cadeira com estofado;
  • Cadeira com apoio de braço;
  • Suporte de notebook;
  • Suporte de pés;
  • Entre outros.

Cuidado com a iluminação

A iluminação é um ponto crucial para os estudos e também garantia do bem-estar. O erro de muitos alunos é apostar em luzes na cor amarela. As lâmpadas que emitem fachos de luz amarelados, ou mais quentes, geralmente tornam os ambientes mais aconchegantes e confortáveis, estimulando a pessoa a relaxar. Não é essa a intenção dos estudos!

Se você faz uma pós-graduação ead em psicopedagogia, saúde, direito ou qualquer outra área durante o período noturno, evite luzes baixas ou somente a luz do computador, já que pode causar sonolência. O ideal é apostar em iluminação branco ou até mesmo a natural.

Conheça a FAVENI

O Grupo Educacional FAVENI é composto atualmente por 8 faculdades e vasta experiência, atuando no segmento educacional com mais de 200 mil alunos e 100 polos espalhados em todo o Brasil. Conheça a FAVENI e invista no seu futuro com nossos cursos de graduação e pós-graduação.