Estamos vivenciando um tempo de quarentena em nossa localidade devido a pandemia do novo coronavirus e, devido a isso, buscamos novas alternativas de ensino e aprendizagem para que as aulas dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da FAVENI não sejam interrompidas. Graças ao uso de diversas tecnologias, as quais promovem a interação virtual entre os alunos e os professores e, sobretudo, graças a dedicação de ambos, as aulas seguem a todo vapor.

Por se tratar de cursos que envolvam muitos cálculos, sabíamos que nosso grande desafio seria justamente transmitir os conteúdos de disciplinas como, por exemplo, Cálculo e Hidráulica, de forma virtual e, o mais importante, fazer com os que alunos absorvam e aprendam os conteúdos transmitidos. Mas esse grande desafio tem sido vencido dia a após dia.

Na última sexta-feira, dia 27 de março de 2020, o professor da disciplina de Hidráulica gravou diversos vídeo aulas com a explicação teórica do conteúdo e com a resolução de alguns exemplos. Esses vídeos são enviados antes das 19:00 horas para que os alunos consigam baixa-los e assisti-los. Após esse horário, os professores ficam disponíveis de forma virtual para que os alunos possam sanar dúvidas do conteúdo teórico, dos exemplos e aproveitam o momento para resolver exercícios. A maioria dos professores tem utilizado o aplicativo Telegram, que é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem, o qual permite a interação do aluno com o professor e também a interação entre os próprios alunos como se estivessem dentro da sala de aula física.

Todas as aulas têm sido acompanhadas pela coordenação dos cursos visando a melhoria constante das aulas através de diálogos com alunos e professores.

 

midia